Impacto dos detergentes no ambiente
Escrito em 27 de mar. de 2021
Antes de leres este artigo para para pensares na quantidade de detergentes que utilizas no teu dia-a-dia e qual o impacto ecológico dessa utilização.
Alguns destes momentos em que utilizas detergentes eles são indispensáveis certo? No entanto não precisam de ser aqueles detergentes convencionais que sempre compraste e de fácil acesso que podes encontrar em todos os supermercados. Mas na verdade, para além do problema óbvio das embalagens de plástico, qual o problema destes detergentes? Posso optar por um detergente, por exemplo da roupa, em pó em embalagens de cartão e agora estou a ser amigo do ambiente certo? Será que estás mesmo? Não te preocupes que vamos explicar todos os problemas de cada uma das opções e apresentar-te algumas opções verdadeiramente amigas do ambiente!
O que está por de trás da composição destes detergentes?
Os detergentes convencionais têm tensoativos sintéticos. Tensoativos são substâncias que diminuem a tensão entre dois líquidos e permitem que estes se misturem, assim, por exemplo, a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados. Existem essencialmente três tipos de tensoativos, os naturais, os derivados de produtos naturais e os sintéticos. Os sintéticos, os detergentes, são criados com uma alta percentagem de produtos fósseis como o petróleo, e o processo de elaboração dos detergentes implica uma mudança na composição do óleo em moléculas não encontradas na natureza. Sendo assim estes detergentes convencionais provém de uma matéria-prima não renovável e bastante poluente.
São constituídos também por fosfatos, que de facto aumentam a eficácia da limpeza no entanto provocam eutrofização das águas afetando ainda a fotossíntese dos seres vivos, Isto devido à formação de grandes quantidades de espumas que impede a entrada de oxigénio para o meio aquático.
Uma característica interessante dos detergentes convencionais, quer liquídos quer em pó, é a quantidade de espuma que produzem, esta existe devido à existência de químicos ativadores da espuma. Mas é esta espuma que leva a que as pessoas, normalmente, pensem que lava melhor e é mais eficaz, mais espuma mais limpeza… Não é verdade esta espuma existe apenas devido a mais químicos, mais substâncias prejudiciais para a nossa saúde e para o ambiente, na verdade existem detergentes que são muito eficientes e que não fazem espuma.
Em determinados detergentes da roupa podemos encontrar branqueadores óticos, que são, novamente químicos que reagem com a roupa e absorvem a radiação na região ultravioleta do espetro e reemitem a maior parte da energia absorvida em forma de luz violeta na região visível. Basicamente estes agentes branqueadores são ilusionistas, pois dão a sensação de limpeza de brancura, mas é uma falsa sensação.
Existem alternativas a estes detergentes convencionais?
Depois de perceberes todos os problemas que estes detergentes convencionais têm para a saúde e para o ambiente provavelmente, e se realmente te importares com estas questões, como queremos acreditar que sim, deves estar a pensar em como vou arranjar alternativas para os meus detergentes?
Já existem diversas lojas amigas do ambiente, online e a granel, em Portugal que te oferecem diversas opções para os detergentes convencionais, e outros produtos que prejudicam o ambiente, se fizeres uma pesquisa facilmente encontras opções.
Nós na Flip To Green também te damos alternativa ao detergente da loiça e ao detergente da roupa e no futuro poderemos ter alternativas a outros detergentes. Não te esqueças de passar no nosso site a conferir isso!