1ª loja online ecofriendly Açoriana | Portes grátis em encomendas superiores a 35€ | Registe-se e receba no seu email um código com 10% de DESCONTO na 1ª compra!
Impacto dos detergentes no ambiente

Impacto dos detergentes no ambiente

Escrito em 27 de mar. de 2021

              Antes de leres este artigo para para pensares na quantidade de detergentes que utilizas no teu dia-a-dia e qual o impacto ecológico dessa utilização.

              Alguns destes momentos em que utilizas detergentes eles são indispensáveis certo? No entanto não precisam de ser aqueles detergentes convencionais que sempre compraste e de fácil acesso que podes encontrar em todos os supermercados. Mas na verdade, para além do problema óbvio das embalagens de plástico, qual o problema destes detergentes? Posso optar por um detergente, por exemplo da roupa, em pó em embalagens de cartão e agora estou a ser amigo do ambiente certo? Será que estás mesmo? Não te preocupes que vamos explicar todos os problemas de cada uma das opções e apresentar-te algumas opções verdadeiramente amigas do ambiente!

 O que está por de trás da composição destes detergentes?

              Os detergentes convencionais têm tensoativos sintéticos. Tensoativos são substâncias que diminuem a tensão entre dois líquidos e permitem que estes se misturem, assim, por exemplo, a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados. Existem essencialmente três tipos de tensoativos, os naturais, os derivados de produtos naturais e os sintéticos. Os sintéticos, os detergentes, são criados com uma alta percentagem de produtos fósseis como o petróleo, e o processo de elaboração dos detergentes implica uma mudança na composição do óleo em moléculas não encontradas na natureza. Sendo assim estes detergentes convencionais provém de uma matéria-prima não renovável e bastante poluente.

              São constituídos também por fosfatos, que de facto aumentam a eficácia da limpeza no entanto provocam eutrofização das águas afetando ainda a fotossíntese dos seres vivos, Isto devido à formação de grandes quantidades de espumas que impede a entrada de oxigénio para o meio aquático.

              Uma característica interessante dos detergentes convencionais, quer liquídos quer em pó, é a quantidade de espuma que produzem, esta existe devido à existência de químicos ativadores da espuma. Mas é esta espuma que leva a que as pessoas, normalmente, pensem que lava melhor e é mais eficaz, mais espuma mais limpeza… Não é verdade esta espuma existe apenas devido a mais químicos, mais substâncias prejudiciais para a nossa saúde e para o ambiente, na verdade existem detergentes que são muito eficientes e que não fazem espuma.

              Em determinados detergentes da roupa podemos encontrar branqueadores óticos, que são, novamente químicos que reagem com a roupa e absorvem a radiação na região ultravioleta do espetro e reemitem a maior parte da energia absorvida em forma de luz violeta na região visível. Basicamente estes agentes branqueadores são ilusionistas, pois dão a sensação de limpeza de brancura, mas é uma falsa sensação.

 

Existem alternativas a estes detergentes convencionais?

              Depois de perceberes todos os problemas que estes detergentes convencionais têm para a saúde e para o ambiente provavelmente, e se realmente te importares com estas questões, como queremos acreditar que sim, deves estar a pensar em como vou arranjar alternativas para os meus detergentes?

              Já existem diversas lojas amigas do ambiente, online e a granel, em Portugal que te oferecem diversas opções para os detergentes convencionais, e outros produtos que prejudicam o ambiente, se fizeres uma pesquisa facilmente encontras opções.

              Nós na Flip To Green também te damos alternativa ao detergente da loiça e ao detergente da roupa e no futuro poderemos ter alternativas a outros detergentes. Não te esqueças de passar no nosso site a conferir isso!

×